Visitantes terão de comprovar que foram totalmente vacinados contra a covid-19
Os Estados Unidos (EUA) pretendem diminuir as restrições de viagem para todos os visitantes estrangeiros totalmente vacinados a partir de novembro, disse o coordenador de resposta da covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, nesta segunda-feira (20).
A medida vale para os brasileiros e cidadãos de outros países, como a China. O jornal Financial Times foi o primeiro a dar a notícia.
“A partir do início de novembro, os estrangeiros que voarem para os Estados Unidos deverão ser totalmente vacinados e devem apresentar prova de vacinação antes de embarcar”, disse Zients. Segundo ele, no início de novembro o governo dos EUA vai divulgar um cronograma de implementação das medidas, que dará às agências e companhias aéreas “tempo para se preparar”.
O anúncio era esperado pela indústria de viagens, que vinha pressionando o governo federal para suspender algumas das regras que impedem o turismo internacional nos Estados Unidos. Companhias aéreas, hotéis e grupos de hospitalidade expressaram apoio para permitir que turistas vacinados do exterior voltem aos Estados Unidos. A administração está tomando medidas para impulsionar três áreas principais: teste, rastreamento de contato e mascaramento, disse Zients.
Ainda não há informações sobre as vacinas que serão aceitas nos EUA , portanto, não se sabe se aquelas aplicadas nos brasileiros atualmente serão aceitas.