unnamed 4

O Ceará agora conta com 97 CEIs para o desenvolvimento integral das crianças

Em Miraíma, no Litoral Oeste/Vale do Curu, a governadora Izolda Cela entregou, na tarde desta terça-feira (6), dois Centros de Educação Infantil (CEI), do Programa Mais Infância Ceará. A solenidade também contou com a presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; do prefeito de Miraíma, Ednardo Filho; e demais autoridades.

unnamed 5

Os equipamentos atenderão crianças do Distrito de Brotas e da comunidade Campo Alegre, na sede do município. Com isso, o Ceará conta com 97 CEIs em diversas regiões, ampliando o acesso e a permanência na educação infantil.

Na oportunidade, Izolda Cela reafirmou o compromisso com a Primeira Infância no Ceará, destacando o fortalecimento da educação.

“Esse compromisso vem mobilizando nosso governo ao longo dos anos, porque é comprovado que o que acontece com as crianças nessa etapa é muito importante para o presente delas, mas também para o futuro. Nosso sonho é vê-los bem encaminhados na vida, contribuindo muito para sociedade”, frisou a Governadora.

unnamed 7

Cada CEI de Miraíma tem área de 383,37m²,  para atender até cem crianças. As estruturas dispõem de salas de aula com banheiros, acessos pavimentados (piso intertravado), espaço recreativo, grama natural, casinha parque, refeitório, cozinha, banheiros (masculino, feminino e banheiro com acessibilidade), depósitos para alimentação, serviços e despensa, casa da bomba, casa do gás e lavanderia.

unnamed 8

Onélia Santana explicou que o espaço é projetado para contribuir adequadamente para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. “São conquistas importantes, que dá qualidade de vida e oportunidades para as crianças. Nesse espaço vamos ter profissionais qualificados e alimentação. O Estado, por meio do Mais Infância Ceará, já entregou mais de 500 equipamentos, alcançando os os 184 municípios cearenses”, pontuou a titular da SPS.

Os equipamentos foram construídos e equipados pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III).  As unidades receberam investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões.

unnamed 9

Uma das crianças atendidas pelo CEI de Brotas é Ana Letícia, de 5 anos, filha da agricultora Erismar Frutuoso, 29, que também é mãe de outras quatro crianças. “A Letícia fica muito empolgada quando chega a hora de vir para o CEI. Ela gosta muito de estudar e diz que vai ser doutora, cuidar de gente. Tenho muita vontade de colocar meu outro filho mais novo para estudar aqui. Espero que ele acompanhe esse jeito estudioso da irmã”.

unnamed 10 1

O prefeito Ednardo Filho falou sobre o impacto da ação para o município. “Sabemos a dificuldade que é fazer educação infantil na zona rural, mas podemos fazer educação com valorização dos profissionais e equipamentos como o CEI”, reforçou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *